segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Tudo se acumula

Tudo se faz a pouco e pouco. Não por impulsos e paragens, mas por uma força sustentada e continuada. Por isso não é preciso dizer: “vou deixar tudo para começar a estudar dia e noite”. Não é preciso. Só tens de fazer um bocadinho todos os dias. Todos os dias. Todos os dias. É assim que cresce a planta: um pouco de sol todos os dias, um pouco de água todos os dias. Aqui está um erro comum: As pessoas pensam que para ter sucesso têm de fazer um grande esforço. Não! É só um pouquinho todos os dias e isso é o que vocês têm de fazer. Foi assim que eu fiz a minha organização. Simplesmente fazendo reuniões todas as semanas e algumas pessoas iam embora e outras começavam a ficar. O tempo passou e eu continuei a fazê-lo uma e outra vez, uma e outra vez. Esse é o caminho para o sucesso em qualquer campo que vocês queiram. O problema é quando não têm a informação acerca do “como fazer”. Por isso falo tanto do estudo e da aprendizagem, das metas e do plano e mais estudo e mais aprendizagem. 
Dizem que a Terra foi feita em milhões de anos, a Bíblia diz em 6 dias e há quem diga que cada dia corresponde a um milhão de anos... quem sabe? O que é certo é que foi pouco a pouco, pouco a pouco, pouco a pouco que foi feito tudo. Toda a acção tem o seu efeito e a soma dos efeitos chama-se resultado. Tudo se soma, tudo se acumula. Podes acumular dívidas ou podes acumular dinheiro, podes acumular amigos ou podes acumular inimigos, acertos ou erros; podes acumular gordura, doenças ou ignorância ou sucesso ou fracasso.Tudo se acumula, como a poeira. A questão é: “o que é que queres acumular?” porque alguma coisa já estás em processo de acumular mesmo que não percebas o que é. Será dinheiro? Amigos? Sucesso? Ou estás a acumular fracasso? Acumulas trabalho ou descanso? Podes acumular seja o que for, a questão está em saber o que é que queres acumular. Para isso, somas os resultados e ficas a saber se foi sucesso ou fracasso, mas toma atenção: são extremos do mesmo caminho, o esforço é o mesmo caminhando para um lado ou para o outro. Se eu quero construir uma organização eu tenho de fazer reuniões todos os dias. Não quero grupo, então não faço reuniões todos os dias. Hoje é terça feira: o que é que fizeste? “ah, nada.” Óptimo, o teu sucesso em não teres sucesso vai ser incrível. Podes acumular pontos ou acumular nada. O vazio também se acumula. Acreditam nisto? 
Bem, com tudo o que foi dito espero que tenham mais claro os processos de como funcionamos. E tendo isto mais claro podemos passar ao passo seguinte.


Rui Gabriel
_______________________________

Sem comentários: