terça-feira, 18 de novembro de 2008

Veneno para o fracasso

Para encontrares soluções precisas de boa matéria prima que te ajude a tirares melhores conclusões e a tomares decisões melhores. Esta matéria prima como já sabes é informação. Então, os fracassados são óptimos para encontrar justificações, para exprimir opiniões pessimistas, para explicar porque é que “isto” ou “aquilo” não vai dar certo, para prometer e não cumprir. Já o disse antes e repito agora: o que eu faço é um ataque total aos fracassados. Eu gostaria que estas minhas palavras fossem um veneno mata-fracasso ainda mais poderoso do que tem sido. E vocês não imaginam quão poderoso tem sido a eliminar o fracasso da vida das pessoas!! Os fracassados são aqueles que prometem e não cumprem, aliás nunca fazem uma coisa completa, nunca! Eles fazem 80% bem mas esquecem-se da última parte. Se tiverem de pintar uma parede, pintam 80% bem, mas erram os detalhes e os acabamentos. Toma nota: nos detalhes está o segredo do sucesso. O cavalo que ganhou a corrida não ganhou por 10 metros, mas por uns escassos centímetros. Numa corrida de 10 quilómetros, o que fez a diferença entre um vencedor e um vencido foram os últimos 20 centímetros. É aqui que as pessoas ficam confusas. Dizem: “parece incrível! Como é que ele ganha muitíssimo mais dinheiro que eu se fazemos quase a mesma coisa?” Sim, quase a mesma coisa! Mas naquele quase é onde ele ganha um milhão de euros a mais, nos detalhes. E quais são os detalhes exactos? Já me perguntaram: “mas porque é que fazes o teu trabalho dessa maneira?” eu respondo: “porque é o resultado da minha experiência, é assim que tem de ser para funcionar”. E às vezes respondem: “não, é preciso mudar isto e aquilo”. “Bom, se quiseres muda tu, eu não”, porque é ali que está o segredo do meu sucesso. Eu vou como uma lancha rápida e só imagino o futuro espectacular daqui a uns dez anos!
Bem, continuando, os fracassados não se comprometem com nada, nem com eles mesmos, enquanto as pessoas de sucesso são totalmente comprometidas, não dizem sim antes de estarem completamente comprometidas. Os fracassados dizem “sim, sim, não te preocupes, amanhã eu estou aqui, e vou ficar supervisor, e não sei mais o quê", mas nunca mais os vês. “Amanhã eu inicio o negócio e vou fazer 10 mil pontos” mas nunca mais lhes pões a vista em cima. É assim. Já aconteceu isto com algum de vocês? Comigo já. E ainda bem que vão logo embora, porque só dão trabalho e criam mau ambiente com as queixas e queixinhas. Eles desesperam rapidamente e não têm paciência, nem determinação: “entrei hoje neste negócio, e amanhã já quero o meu milhão de euros”. Isso não funciona assim! Em nenhum negócio as coisas são assim, em emprego nenhum as coisas são assim. Um tempo razoável para ganhar um milhão de euros são de 5 a 10 anos. Pode ser possível fazê-lo mais depressa, em 2 anos, pode ser, mas tem a ver quão determinado e encaminhado estás.

Rui Gabriel
_______________________________

Sem comentários: