segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Metas e Atitude

Eu atrevo-me a dizer: “se vocês estivessem em contacto comigo todos os dias, ficariam ricos”. Imaginem o meu atrevimento!! Mas é verdade. A minha atitude nunca muda. Vocês nunca irão dizer de mim: “coitado, ele hoje está deprimido...”. Não, eu não tenho esse problema. Eu não tenho esse problema! “Ai, hoje não vou tratar deste assunto porque estou deprimido”, “não faço aquela chamada, não compro aquele livro, não faço aquela tarefa... porque estou deprimido”. Não, isso não acontece comigo, eu estou sempre cheio de entusiasmo. E esse entusiasmo vem de onde? Da visão que eu tenho do futuro. É incrível a missão que tenho diante de mim. Eu nunca irei parar de trabalhar, não posso. Eu tenho a minha meta clara. 

Tenham as vossas metas claras: o que é que querem ter, onde querem chegar, e, mais importante: porque é que querem fazer isso? Qual o vosso “Porquê”? É possível mudar! Sabem o que dizem os fracassados? “Não é possível mudar... eu sou assim...”. As pessoas de sucesso dizem: “Claro que é possível mudar” e muitas delas fizeram-no. Os fracassados dizem: “as pessoas nunca mudam”. E os de sucesso dizem: “claro que mudam, mudam todos os dias... se quiserem!”. Se tiverem o desejo de mudar irão mudar. Mas isso não acontecerá a menos que queiram. Ninguém pode obrigar ninguém a mudar! Eu não posso fazer com que vocês mudem... que bom se eu pudesse! Mas eu não posso. Isso cabe a cada um. Acreditem nos livros, mesmo que nem tudo o que dizem os livros seja verdade. Acreditem neles, e também nos audios, nos conselhos, mesmo que se diga que “os conselhos se fossem bons, vendiam-se, não se davam”. Eu acho que não é assim porque quem quer aprender tem de dar e receber conselhos. Se o meu computador avariar eu vou-me aconselhar com quem? Com a minha vizinha dona de casa que não sabe o que é um teclado, ou com o profissional de informática? Então é isso, escolham quem provou ser capaz de dar bons conselhos e acreditem neles.

 O caminho do sucesso é exactamente igual a qualquer outra disciplina científica. Há soluções e ferramentas já calculadas e inventadas. Não é como o meu amigo que tem um problema: não sabe se é baixinho ou não: só tem de agarrar numa fita métrica e medir. Já existem as tabelas prontas que dizem: “abaixo da média”, “na média”, “acima da média”. É só verificar a altura e comparar. Entendem isto? 

No sucesso também já estão as tabelas feitas, mas muitas pessoas não sabem e colocam as etiquetas que muito bem entendem (como se o meu amigo de 1,54m colocasse a si próprio uma etiqueta a dizer: “gigante”). Têm de ter a mente bem programada. Tudo o que a mente concebe pode tornar-se realidade e tudo o que os seres humanos têm conseguido primeiro foi concebido e desenhado mentalmente. Um prédio foi primeiro desenhado mentalmente. O sucesso primeiro tem de ser desenhado mentalmente. O problema é quando um arquitecto aplica este princípio muito bem na sua arquitectura, o engenheiro na sua engenharia, um pintor na sua pintura e nenhum deles o aplica na sua vida. Não fazem os traços dos seus futuros. Sempre lhes disseram que nisso não se deve pensar. “Não penses, meu filho, em quanto irás ganhar nem perguntes isso a um adulto: é falta de educação”. Imaginem!! E depois somos obrigados a viver num mundo em que temos de consumir todos os dias, precisamos de dinheiro todos os dias e dizem-nos que não devemos pensar nisso! 

“Pensa na salvação da tua alma, meu filho.” Sim, mas isso vem depois! É que agora eu tenho de comer! “Isso não importa, filho”. O que é que vocês acham disto? Não é estranho? 


Rui Gabriel

_______________________________________________

Sem comentários: