quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Tudo deve ser desenhado

Parece-me que há aqui alguma coisa errada. Não é estranho que a maioria da humanidade viva na pobreza e mesmo na miséria. Será que o mundo deveria ser assim? Um mundo de miséria? Vão até à índia para que vejam! Ali desvaneceu-se da minha mente tudo aquilo que diz que sim, temos de ser espirituais!! Meu Deus, que atraso incrível. O mundo não pode ser assim!! Um ser humano não deveria ter acesso a tudo? Precisar de livros e ter acesso aos livros? Precisar de comida e ter acesso à comida? Precisar de viajar e ter possibilidade de viajar, de avião se for preciso? Não deveria ser assim? Mas a realidade é que não é assim. Há alguma coisa errada no sistema que faz com que aparentemente somente algumas pessoas priveligiadas possamos ter acesso a tudo isto: a comida boa, uma casa limpa, um carro bom. Estas coisas não deveriam ser para a maioria? 

Então o que é que vocês querem desenhar para o futuro? Como vai ser o vosso sucesso? A que nível vão chegar? A vossa saúde, a vossa conta bancária, onde vão querer chegar; vão querer jogar na primeira liga ou na divisão de honra? É que parece que estamos todos num jogo em que recebemos algumas notas de papel para ver como vamos trocá-las. Trocamo-las por algumas coisas e ficamos sem elas. Continuamos a assistir ao jogo mas não podemos continuar a jogar. É assim ou não? Vocês têm de desenhar a vossa conta bancária! Têm de desenhar o vosso estilo de vida! Têm de desenhar como vão ser as vossas familias! As amizades têm de ser desenhadas! O vosso negócio tem de ser desenhado! Como é que querem que seja? Aliás, até as circunstâncias podem e devem ser desenhadas. As pessoas de sucesso criam as suas próprias circunstâncias. As pessoas fracassadas somente encontram um conjunto de circunstâncias já desenhado. Ou seja: tudo tem de ser desenhado. Tudo. Cada dia têm de o ter já desenhado antes de o iniciarem, cada semana. Não acham que as férias têm de ser desenhadas? Em que hotel ficarão hospedados, em que praia ficarão e, por vezes até, em que restaurantes irão querer comer. E fazem as reservas com antecedência. Não acham que isso deva ser desenhado? Tudo tem de ser desenhado. Vocês devem desenhar como irão vestidos hoje, qual será a vossa figura. O universo tem uma ordem e não precisam de perguntar: “será que o sol irá nascer amanhã?”. Mas convosco é diferente não podem deixar as coisas importantes ao acaso espontâneo. Também têm de verificar o carro antes de saír para uma viagem longa, não basta dizer “eu acho que não vai acontecer nada.” E depois ficam na estrada com uma avaria estúpida qualquer. 

Vamos então iniciar o nosso tema que trata da filosofia de vida. Eu mudei-lhe o nome para “mentalidade” para não ser tão óbvio que copiei estas informações. A nossa filosofia é o factor que mais influencia as nossas vidas. A tua própria filosofia é o factor que mais influencia a tua vida. E vou dizer-te porquê.

Rui Gabriel

_______________________________________________

Sem comentários: